top of page

Livros de imagens para crianças


Eis aí um segmento interessante que nem sempre temos facilidade para indicar ou escolher para os pequenos leitores. Antes disso, é preciso saber um pouco mais sobre o assunto: como se dá este tipo de leitura; quando se trata de literatura, mais precisamente, de literatura infantil... Afinal, o termo literatura pode ser aplicado a um livro sem texto? Sim, pode. E nada melhor aqui do que beber direto na fonte e recorrer ao que nos dizem os teóricos:

..."livro de imagem, álbum de figuras, álbum ilustrado, história muda, história sem palavras, livro de estampas, livro de figuras, livro mudo, texto visual" (CAMARGO, 1998). Diz Fanny Abramovick: Ao prescindir do verbo, dão (os autores) toda possibilidade para que a criança o use... oralizando estas histórias, colocando um texto verbal, desenvolvendo algumas das situações apenas sugeridas (personagens que aparecem apenas como figuração, como elemento de perturbação do todo ou para salientar um momento ou uma possibilidade insólita), ampliando um detalhe proposto e daí refazendo o todo, de modo novo e pessoal... Criando uma história a partir duma cena colocada, misturando várias, musicalizando alguma relação, sonorizando uma descoberta feita, inventando enfim as possibilidades mil que narrativas apenas visuais (quando inteligentes e bem feitas) permitem e estimulam... Estes livros são sobretudo experiências de olhar... De um olhar múltiplo pois se vê com os olhos do autor e do olhador/ leitor, ambos enxergando o mundo e as personagens de modo diferente, conforme percebem esse mundo." (ABRAMOVICH, 1989).

No Brasil, temos como um dos grandes nomes deste segmento, a autora Eva Furnari que, a princípio, trabalhou apenas com imagens mas foi, aos poucos, introduzindo também a palavra em seus trabalhos. Sua obra, com mais de 50 títulos e muitos prêmios, é composta de pequenos livros que, com linguagem lúdica construída com lápis de cor, tintas e crayon, discute questões da experiência humana. Sua personagem mais conhecida é a divertida Bruxinha que frequentou durante muitos anos as tirinhas do jornal Folha de São Paulo e está presente em vários de seus livros.

Obras citadas: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1989. CAMARGO, Luiz. A ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page