sonia salerno forjaz
escritora
Um pé na realidade, outro na ficção; porções de verdade, muito de imaginação;
trabalho árduo que é também diversão.
bio
Sonia Salerno Forjaz, paulista, é Socióloga formada pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Professora licenciada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Especialista em Português, Língua e Literatura pela Universidade Metodista de São Paulo. Fez cursos, pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre Análise do Discurso na USP (Discurso Didático - Linguagem e Sentido) e na UMESP (Discurso Literário e Fílmico). Durante anos, foi Diretora de Redação do estúdio Signos Comunicação, do desenhista e animador Ruy Perotti, onde participou da criação de projetos especiais para grandes editoras de revistas e criou textos para os mais variados públicos. Tem poemas publicados em antologias e em livro em coautoria.
Estreou como escritora em revistas infantis da Editora Abril e há mais de trinta anos dedica-se à literatura infanto-juvenil, escrevendo romances sobre temas que estimulam a reflexão e a conscientização do jovem leitor. Seus livros são amplamente adotados nas escolas. Participa de bancas de jurados, redige e coordena publicações e sites para o público jovem. Em função de sua formação acadêmica e dos temas abordados em seus livros, atua na área da Educação, realizando cursos de capacitação para professores e palestras para jovens e adultos. É sócia-diretora da ForjazZ Criações e coordenadora editorial do selo DeLeitura, da Editora Aquariana. Membro associado da UBE–União Brasileira de Escritores e da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil.
mídia
BARULHINHOS DO SILÊNCIO
A partir de uma situação muito comum na vida da criança... a autora constrói uma narrativa alegre que é uma verdadeira lição de descoberta do mundo... O estilo coloquial, comunicativo e bem humorado em que o texto se estrutura é enfatizado pelas ilustrações de Osnei Furtado da Rocha... (*)
(*) em sua edição renovada (2002),
as ilustrações são de Ângelo Bonito
Nelly Novaes Coelho
DICIONÁRIO CRÍTICO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA
MISTER X
O livro é divertido, ágil e os episódios apresentam enredo simples. As histórias de Mister X apostam num poder que usamos pouco ou usamos mal: a observação atenta e cuidadosa dos fatos. Em duas das três histórias as situações apresentadas são do dia a dia. E é assim que os mistérios da vida - não só os grandes, mas também os, aparentemente, pequenos e simples - podem ser desvendados. O suspense criado, antes de Mister X descrever seus passos para desvendar os mistérios apresentados nas três histórias, também é um recurso narrativo bem interessante para os pequenos leitores, que podem, como num jogo, levantar suas hipóteses sobre os casos, antes de conhecer as versões do garoto-detetive.
PONTO DE VISTA
“Este é um livro de poesia, escrito com muito humor, para falar sobre como é complicado a gente afirmar certas coisas, com absoluta certeza. Há coisas, que para serem definidas, dependem do ponto de vista de quem observa. Por isso, é preciso estar sempre atento, para enxergar além das aparências. Leia o livro e procure descobrir, qual o seu ponto de vista sobre as coisas.”
Jornal da Criança
SÃO PAULO
PAPAI NÃO É PERFEITO
“... Lucas achava seu pai um cara comum. Mais do que comum. Na verdade, Lucas nunca tinha pensado muito bem no cara que era seu pai, até que um dia... a professora de Lucas pediu que todos os garotos e garotas de sua classe escrevessem sobre seus respectivos pais. O trabalho prometia polêmicas.... Acontece que o pai de Lucas tinha uma deficiência física, não tinha carro esporte nem era o mais bem sucedido dos pais de sua escola. Na medida em que vai fazendo o trabalho, Lucas tem a oportunidade de conhecer melhor seu pai e passa a admirá-lo mais ainda por ter superado suas dificuldades e, mesmo sem ser um campeão, com poderes especiais, ser uma pessoa digna de respeito e consideração.”
Jornal hoke em dia
BELO HORIZONTE - MG
projetos
Ultimamente, venho seguindo poetas: para ver as estrelas que apontam com suas setas; para, em meio a rimas, me sentir completa.
contato
Entre em contato com a autora para saber mais sobre seus livros e trabalhos.
Follow me: